Magnussen escapa de punição por “comportamento antidesportivo” em Miami

Após duras manobras defensivas contra Lewis Hamilton durante a corrida sprint do GP de Miami, os comissários da FIA alegaram que tais ações de Kevin Magnussen não se classificam como conduta antidesportiva

Após fazer jogo duro com Lewis Hamilton enquanto disputavam a oitava posição na corrida sprint deste sábado (4), em Miami, Kevin Magnussen recebeu nada menos que quatro punições — três por deixar o traçado e ganhar vantagem, e uma por exceder os limites de pista, o que resultou em 35s acrescidos ao tempo final. As manobras defensivas foram tão ousadas, que o piloto da Haas passou a ser investigado por “conduta antidesportiva”, mas acabou escapando ileso de qualquer punição adicional.

Logo após o fim da prova curta, o próprio dinamarquês admitiu que teve de fazer uma “defesa estúpida” para ajudar Nico Hülkenberg, que, por sua vez, deixou o colega de garagem na mão ao não fornecer DRS para que o #20 pudesse escapar de Hamilton. Algo parecido já havia acontecido no GP da Arábia Saudita, quando Magnussen ajudou o alemão a somar os primeiros pontos do time norte-americano no Mundial de Construtores.

Após a classificação para a prova principal do GP de Miami, os comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) explicaram os motivos pelos quais a conduta de Kevin não foi considerada como antidesportiva. De acordo com o documento divulgado, o objetivo era “investigar se o piloto do carro #20 estava deliberadamente desprezando o regulamento para ganhar uma vantagem para seu companheiro de equipe, e, caso sim, se tal conduta estava infringindo o artigo 12.2.1.L do Código Esportivo Internacional da FIA”.

“Nós tivemos uma longa conversa com o piloto do carro #20 e um representante da equipe para entender a sua perspectiva dos fatos”, prosseguiu. Magnussen, por sua vez, admitiu que teve a intenção de fazer jogo duro contra Lewis com o intuito de ajudar Hülkenberg, e embora aceite as punições que lhe foram aplicadas, ele não entende que, com base no regulamento do órgão dirigente do esporte, suas atitudes representem um conduta antidesportiva.

Kevin Magnussen se defendeu duramente contra Hamilton (Foto: Haas F1 Team)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Os comissários, por fim, declararam que “ao mesmo tempo em que eles discordam da maneira como o carro #20 agiu hoje, em particular, ao infringir diversas vezes os limites de pista, nós não achamos que as ações atingiram um nível que possam ser consideradas como conduta antidesportiva”.

“Tendo dito isto, os comissários precisarão investigar se, em determinadas situações, especialmente em casos de repetidas infrações, as punições a serem aplicadas para cada infração precisam ser agravadas para desencorajar cenários similares ao que foi visto hoje”, admitiram os comissários ao encerrarem a declaração.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Miami de Fórmula 1primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos, e transmite classificações e corridas oficiais e da sprint em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação sprint e classificação oficial, além de antes e depois da corrida. No domingo (5), a largada está marcada para as 17h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.